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Mídia Exterior Funciona-Pesquisa Revela a Eficiência da Mídia Outdoor

FOZ DO IGUAÇU, Quinta Feira, 14/07/2011

Trabalho realizado na cidade de Foz do Iguaçu comprova a força
do outdoor como veículo de propaganda e fixação de mensagens.

Durante o período de 23/06/08 a 06/07/08 uma campanha em mídia outdoor chamou a atenção de quem circulava pelas ruas de Foz do Iguaçu, tratava-se de outdoors com os seguintes dizeres: “Alberto Santos Dumont, Signo de Câncer”. A veiculação fez parte de uma pesquisa realizada pelo aluno do curso de pós-graduação da UDC Empresarial, Fábio Catafesta, na realização do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
O projeto teve por finalidade medir o retorno desta mídia em Foz do Iguaçu, através de pesquisa quantitativa. É importante lembrar que o trabalho mede o impacto de uma campanha realizada apenas em outdoor e sem nenhum recurso criativo além do essencial para divulgar a mensagem.
Inicialmente o aluno entrevistou 317 pessoas em diversos locais da cidade, para descobrir quantas sabiam qual o signo de Alberto Santos Dumont, (inventor do avião e personalidade local devido o mesmo ser o fundador do Parque Nacional Do Iguaçu). Finalizada esta etapa, foram espalhados 20 outdoors em diversos pontos da cidade, com o apoio da empresa Rede Outdoor. No decorrer da campanha outras 317 pessoas foram submetidas ao questionário, desta vez além de perguntar qual o signo do “pai da aviação” o aluno também fez perguntas com o objetivo de identificar qual o publico este tipo de mídia atinge.
Os resultados foram impressionantes e comprovaram a eficiência do outdoor na cidade de Foz do Iguaçu. Na primeira pesquisa, antes da veiculação dos outdoors, apenas 7% dos entrevistados sabiam qual o signo de Alberto Santos Dumont, destes, grande parte acertou no “chute”, afirma o autor do projeto. Na segunda pesquisa, após a veiculação dos outdoors, o percentual de pessoas que sabiam o signo de Alberto Santos Dumont, chegou a 68%, ouve ainda entrevistados que disseram ter visto os painéis, mas naquele momento não lembravam o signo. Dos entrevistados que responderam corretamente, 100% disseram ter tomado conhecimento de tal informação através do outdoor. O aluno perguntou ainda com que freqüência os entrevistados vêem outdoor, e 85% disseram ver outdoor diariamente.
Pesquisas semelhantes a estas foram realizadas em outras cidades tais como São Paulo/SP (2005) e Blumenau/SC (2007) com resultados semelhantes, no estado do Paraná e em Foz do Iguaçu um trabalho deste tipo é totalmente inédito. De acordo com Roni Riva gerente da empresa Rede Outdoor (empresa filiada a Central de Outdoor): “Os resultados desta pesquisa servirão comercialmente a empresa, já que esta é uma forma de comprovar a eficiência desta mídia em Foz do Iguaçu”.
“De acordo com estudos acadêmicos o outdoor é um meio de comunicação urbano que atinge várias classes sociais e faixas etárias. É também uma mídia compulsória que esta nas ruas, acessível a toda população. Não há a necessidade de ser comprada, ligada ou folheada”, explica o orientador do projeto o Professor, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade UDC e Proprietário da Agência de Publicidade Data Base, Sérgio Nery.
O projeto encontra-se disponível na biblioteca da Faculdade UDC.
Pesquisa Outdoor Foz